Início Notícias Líder sindical confirma paralisação de caminhoneiros para domingo, em Ijuí Voltar

Líder sindical confirma paralisação de caminhoneiros para domingo, em Ijuí

Líder sindical confirma paralisação de caminhoneiros para domingo, em Ijuí

Entidades e associações que representam caminhoneiros analisam a possibilidade de realizar uma paralisação nacional a partir de domingo, Dia do Motorista, que poderia crescer na segunda-feira. Líder sindical em nível de região, Carlos Alberto Dahmer, o Liti, afirma que são três pontos principais para o engajamento à mobilização: o preço do combustível, o piso mínimo do frete e o retorno da aposentadoria especial para os caminhoneiros autônomos e celetistas. A paralisação ocorre no entroncamento da BR-285 com a ERS-342.

“Essas três questões vêm se arrastando desde 2018 quando houve a grande greve. Por isso fazemos esse chamamento de domingo para segunda, a partir da meia-noite. Hoje, quase 60% daquilo que é ganho em frete é destinado ao combustível”, afirma Dahmer.

Ainda, em entrevista à RPI, o representante sindical disse que muitos caminhoneiros abandonaram a profissão ou estão com dificuldades. “É preocupante. Há grandes transportadoras e cada vez menos caminhoneiros autônomos”

Questionado sobre se o protesto é direcionado também ao Governo do Estado, Liti afirma que sim, após um ouvinte da RPI questioná-lo sobre o ICMS em cima do combustível ser de 30%. “Não vivemos numa ilha. É necessário que se faça a parte de ambos os governos: federal e estadual”, concluiu.

 

Foto: Reprodução/Rádio Progresso de Ijuí





Autor: Comunitária 87.9 FM

Data da Postagem: 23/07/2021 06:03:00

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí