Início Notícias União Geral dos Trabalhadores lança em Porto Alegre cartilha sobre direitos trabalhistas Voltar

União Geral dos Trabalhadores lança em Porto Alegre cartilha sobre direitos trabalhistas

União Geral dos Trabalhadores lança em Porto Alegre cartilha sobre direitos trabalhistas

A direção nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) está percorrendo o Brasil para debater com as regionais temas como o desemprego, a pandemia e os ataques à democracia pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Na manhã desta quinta-feira, o presidente da UGT, Ricardo Patah, esteve reunido com a coordenação gaúcha do sindicato, em Porto Alegre, para discutir a conjuntura política e as perspectivas para 2022.

Na Capital, além dos encontro com os sindicalistas, Patah participou do lançamento da cartilha "Sem Direitos Não é Legal - Práticas discriminatórias no trabalho". O material é guia prático para identificar ações de abuso sexual, racismo e LGBTQIA+fobia no ambiente de trabalho.

A entidade realizou atos de conscientização dos direitos trabalhaistas junto aos trabalhadores do McDonald’s em Porto Alegre. Ele realizou a distribuição de material contra práticas abusivas e de proteção contra a Covid-19.

Os dirigentes sindicais realizaram duas manifestações para conscientizar os funcionários do McDonald’s contra abusos cometidos pela empresa, como assédio sexual e moral, racismo e LGBTQIA+fobia. Os atos ocorreram nas unidades da rua dos Andradas, 1001, no bairro Centro Histórico, e na rua 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento. Durante os protestos, foram distribuídos kits com álcool em gel, máscaras e materiais informativos.

No final de junho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou a abertura de inquérito civil para apurar denúncias de assédio sexual, assédio moral e racismo de trabalhadores contra o McDonald’s do Brasil. A decisão foi tomada pela Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, que em despacho apontou a requisição de documentos e informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências para análise e posterior apresentação de uma ação civil pública para apurar as responsabilidades da empresa. A denúncia contra a empresa foi apresentada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Sobre a campanha

A campanha “Sem Direitos Não É Legal” faz parte de uma iniciativa global pelos direitos dos trabalhadores do McDonald's, que se concentra nas violações às leis brasileiras, práticas anticoncorrenciais de “social dumping” e desrespeito contínuo aos direitos trabalhistas básicos. A campanha luta por mais segurança no trabalho, no caso específico, as redes de fast-food; fim do acúmulo de funções, pagamento de insalubridade e combate ao assédio sexual e moral, ao racismo e à LGBTQIA+fobia.

A iniciativa conta com o apoio das centrais sindicais UGT, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e apoio e conexão global com a União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) e com o sindicato norte-americano SEIU - Service Employees International Union.





Autor: Rádio Comunidade

Data da Postagem: 02/09/2021 16:00:00

Fonte: Cláudio Isaías /Foto: Guilherme Almeida